Depois do bypass, água continua a ir-se

Secção para modelos Série 5

Moderador: Staff

Kiki
Membro Juvenil
Registado: 13 mar 2015, 13:22
O meu Carro:: 530d E39 1997/04

Depois do bypass, água continua a ir-se

Mensagem por Kiki »

Olá olá,

ora bem, a minha 530 continua a dar-me "desalegrias"... depois do bypass feito ao radiador da sofagem, a água continua a desaparecer... já acrescentei por 2x's cerca de 250 ml de água destilada e de ontem para hoje, tendo feito o percurso de cerca de 30kms se tanto (Carnaxide/Restelo/Dafundo/Carnaxide) a água já me voltou a descer ligeiramente :( :( :(

Ontem quando estava a repôr o nível, notei que na parte de baixo do motor (numa área que é de ferro fundido) havia 1 fiozinho de qualquer coisa escura... não consegui lá chegar com a mão para ver o que era... e também não consigo tirar foto para vos mostrar o que é... no chão não aparece nada pois cai para a protecção por baixo e com o calor do motor deve enxugar...

Por acaso ninguém tem um diagrama do motor, para eu puder assinalar onde vi a mancha? É que isto de ser gaja e não saber o nome das coisas também não ajuda nada...

E o mecânico tem a oficina cheia e só 2ª feira é que a consegue ver... apesar de ele ao telefone ter dito logo que era grave... :( :( :(

Será a junta?
No óleo não vejo nada de especial... tem 15.000 kms (eu sei, está a precisar de substituição) mas parece-me bem...

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/ ... 201456-jpg

Conseguem ver?
Acham que é de a parar até o mecânico a ver?
Estou um bocado a desesperar porque para uma carrinha que na BMW disseram estar de saúde, já me está a dar problemas a mais...
Eu até ia com ela à BMW mas o concessionário onde foi vista mudou-se para Paço de Arcos e fica-me no sentido oposto ao meu percurso diário... teria de me atrasar para o trabalho e este ano já são muitas as vezes em que falto ou preciso chegar tarde...
The ultimate driving machine - in Pink

Imagem

germanii
Membro Gold
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50

Re: Depois do bypass, água continua a ir-se

Mensagem por germanii »

Diz uma coisa o nivel desce atè ao minimo ou mais do que isso?
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

Kiki
Membro Juvenil

Mensagem por Kiki »

Só desceu até ao mínimo quando foi da fuga no radiador da sofagem... fez-se o bypass e desde essa altura foi a 2ª vez que levou água (cerca de 250 ml de cada vez)... pus até tapar aquele corte plástico que tem dentro do vaso de expansão... de ontem para hoje já se vê a peça...

Imagem

germanii
Membro Gold

Mensagem por germanii »

Nao chegaste a ver se desce mais do que o minimo :think
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

Kiki
Membro Juvenil

Mensagem por Kiki »

Ela só desceu até ao mínimo e até me aparecer a informação no CB quando furou o radiador de sofagem. Depois do bypass feito e de o mecânico voltar a enchê-la "até à boca" ainda não voltou ao mínimo mas tem descido bastante... ou seja, das 2 x's que vi já estava quase a meio do depósito... eu sei que ela tem de "compensar" mas já vai na 3ª vez que desce desde que foi feito o bypass... acho estranho... e a tal mancha na parte de baixo do motor.... hummmm :roll:

Outra coisa: de cada vez que abro o vaso de expansão oiço sempre um barulhinho tipo pressão a sair... é normal ou anormal?

Imagem

jmcdpereira
Membro Gold
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto

Mensagem por jmcdpereira »

Cuidado ao abrir se a água estiver muito quente pode espirrar e provocar queimaduras graves.
Mas sim. É normal ouvir um pssst
Imagem
Imagem :(

germanii
Membro Gold

Mensagem por germanii »

Tens que começar pour ver de onde vem essa mancha :think

Kiki
Membro Juvenil

Mensagem por Kiki »

Sempre a frio, jmcdpereira ;) Nunca lhe mexo após circular com ela, normalmente controlo depois de uma noite inteira paradinha ;)

Então se faz o tal ruído quer dizer que a junta está boa, certo? Não há entradas de ar e o circuito fica sob pressão, certo?
Apesar da água suja, não vejo bolhinhas de ar lá dentro... o que também poderia ser um sintoma de junta queimada, certo?

Se não for junta, que mais acham que pode estar a provocar o desaparecimento da água?
Como disse, não encontro nenhuma fuga à excepção de uma mancha em baixo no motor, do lado onde está o vaso de expansão... não sei o nome daquela parte... por acaso não há para aí ninguém com uma imagem de um motor completo para eu indicar onde vi a tal mancha (que é nada mais que uma linha escura e brilhante)...?

Imagem

Kiki
Membro Juvenil

Mensagem por Kiki »

Fotos de hoje de manhã, o nível manteve-se assim desde 2ª feira de manhã

Imagem

Conseguem perceber onde está o nível? Vê-se o rebordo do plástico interior... no domingo eu tinha reposto água destilada até tapar esse rebordo... a foto não esta grande coisa mas não consegui melhor... com o sol a bater no tlm não conseguia perceber que não estava grande coisa.

Foto da tampa do vaso de expansão... acham que sai pressão por ali?

Imagem

Imagem

Crow
Membro Gold
Registado: 05 jun 2007, 10:49
O meu Carro:: Bmw 320td

Mensagem por Crow »

Está sujo mas não parece óleo. Parece ferrugem e a ser ferrugem é resultado de ter andado com água em vez de anti congelante.

Metam o circuito de refrigeração sobre pressão e vejam de onde sai a água.

Se não sair para lado nenhum visível e no óleo não existir água, pode significar alguma passagem interna no motor. Por exemplo para um cilindro mas nesse caso o mais normal é o circuito de refrigeração ficar com muita pressão porque a compressão que se dá no cilindro acaba por ir para circuito de refrigeração.

Kiki
Membro Juvenil

Mensagem por Kiki »

Olá, bom dia Crow!

Sim, desconfiamos que o dono anterior não era tão cuidadoso como dizia e metia-lhe água da torneira :scary Desde o bypas só temos posto água destilada, até se fazer a substituição do radiador da sofagem e nessa altura meter-lhe o anti-congelante da BMW mesmo.

No óleo também não se nota nada... quer dizer, pelo menos na vareta (como na foto) e a consistência também está boa... é que eu ainda não me arrisquei a abrir a tampa do óleo, tenho receio de não a conseguir depois fechar correctamente... gajas :D

Imagem

Crow
Membro Gold
Registado: 05 jun 2007, 10:49
O meu Carro:: Bmw 320td

Mensagem por Crow »

Na tampa também não deves conseguir ver nada de especial, se pela vareta te parece com a consistência e cor normais então é porque não tem água à mistura.

Quanto a fechar a tampa, é fazer o processo inverso ao abri-la. :)

Cerca de um quarto de volta pra abrir, e o mesmo quarto de volta pra fechar. Não é de rosca, tem apenas duas patilhas metálicas de engate.

A questão de "gajas" nem se coloca, já vi "gajos" a meterem num bmw óleo de motor no sitio do óleo da direcção assistida...

Quanto ao tampão do deposito da água, este tem uma válvula que abre quando tem excesso de pressão. Mas é preciso muita pressão mesmo. O que pode acontecer é estar presa aberta e deixa sair pressão/vapor de água.

O circuito é suposto estar fechado, a água ferve a 100 graus à pressão atmosférica ambiente mas num circuito fechado e sobre pressão é preciso bastante mais temperatura para esta ferver( o mesmo principio das panelas de pressão).

edit: Não falei em panelas de pressão por seres "gaja"

lol

Kidding :)

Kiki
Membro Juvenil

Mensagem por Kiki »

A questão de "gajas" nem se coloca, já vi "gajos" a meterem num bmw óleo de motor no sitio do óleo da direcção assistida...
:lol1 :lol1 :lol1

Por acaso intrigou-me as 2 tampas e assim por vias das dúvidas fui ao google ver o que era o ATF Oil... sendo que a do óleo não me deixava muitas dúvidas tendo lá o símbolo gravado e que "por acaso" até é igual à do quadrante, acho que qualquer pessoa chega lá (ou se calhar não... pelo que dizes e pelo que li num site espanhol de um tipo a meter aceite de motor no tal depósito do "ATF Oil only") :lol: :lol: :lol:

Eu cá nunca mexo em nada sem pesquisar 1º, hoje em dia com o acesso tão fácil à internet, não me meto em aventuras :lol:
Quanto a fechar a tampa, é fazer o processo inverso ao abri-la. :)

:lol1 Ok Ok :fixe
edit: Não falei em panelas de pressão por seres "gaja"
Pois pois :angel

Imagem

rafias
Membro Gold
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09

Mensagem por rafias »

Diz-me uma coisa, depois do baypass do radiador da sofagem o anti congelante velho foi completamente drenado do circuito? Senão podia ter ficado anti congelante velho com ferrugem e daí resultar a cor barrenta. Quanto a hipótese de água entrar no óleo do motor acho muito improvável porque a pressão do óleo é superior à pressão do circuito de refrigeração. No ano passado eu tive uma rotura no permutador de calor e fiquei com o circuito de refrigeração contaminado de óleo.

Eu diria que tens o radiador lixado e é daí que vem a ferrugem toda e possivelmente está com fuga. Para remediar temporariamente talvez possas aplicar um anti fugas mas prepara os €€€€ ...

Esquema do motor podes ver no site do RealOEM
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

Kiki
Membro Juvenil

Mensagem por Kiki »

Rafias,

se queres que te diga, acho que eles só acrescentaram água destilada ao que ainda ficou no circuito depois do bypass pois a cor que apresenta agora é a mesma de antes do bypass e, na altura em que me puseram a hipótese bypass ou mudança imediata do radiador disseram-me que se fizesse a mudança substituiriam nessa altura o líquido. Ora, como optei pelo bypass até decidir sobre outras coisas na carrinha, acho que eles não chegaram a mudar o líquido ou, se o fizeram, não houve uma lavagem à séria do circuito pois, como disse, a cor que o líquido tem agora é igual à que tinha antes do bypass.

Obrigada pela dica do esquema do motor mas realmente não consigo identificar a peça correctamente... parece-me a que está identificada como n.º 6 neste desenho http://www.realoem.com/bmw/enUS/showpar ... Id=11_2337...
Isto fica na parte de baixo do motor, junto ao resguardo, certo? Dá ideia que a mancha sai do friso da união das 2 metades da peça.... :humm

Será? :roll:

Imagem

Responder

Voltar para “Série 5”