barra anti aproximaçao
Moderador: Staff
- metale
- Membro Gold
- Mensagens: 2459
- Registado: 12 mai 2005, 12:17
- O meu Carro:: 318tds '95
- Localização: Santarém
Hum... Acho k não vou por aí, pelo menos por agora. Há coisas k tenho d fazer primeiro e k fazem mais diferença no comportamento (ex.: acabar de gastar os pirelli pra mudar pros yokohama).Pedro///Menezes Escreveu:metale, a minha da Sparco foi por volta dos 80€.
Tenho d admitir k cortar a carpete do porta bagagens tb não é algo que me atraia mto, por isso logo se vê.
Entretanto vou ver se arranjo isto:

- Pedro///Menezes
- Membro Gold
- Mensagens: 2370
- Registado: 10 jun 2004, 11:53
- O meu Carro:: Demasiados para este espaço curto!
- Localização: Cartaxo
metale, sim há coisas mais importantes.
Eu comprei logo porque primeiro nem imaginava que existia para E30 (estávamos em 2002 e o e30 tinha 12 anos), e antes que deixassem de fazer, mandei vir logo.
Eu comprei logo porque primeiro nem imaginava que existia para E30 (estávamos em 2002 e o e30 tinha 12 anos), e antes que deixassem de fazer, mandei vir logo.
BMW 2002 '71; 1602 '75; 735i E23 '81
325ix Touring E30 '89; 320is E30 '89; 316i Edition E30 '90
520i Vanos Touring E34 '93; 318is E36 '93; 318tds Touring E36 '98

325ix Touring E30 '89; 320is E30 '89; 316i Edition E30 '90
520i Vanos Touring E34 '93; 318is E36 '93; 318tds Touring E36 '98

- metale
- Membro Gold
- Mensagens: 2459
- Registado: 12 mai 2005, 12:17
- O meu Carro:: 318tds '95
- Localização: Santarém
Essas peças são BMW OEM, portanto arranjam-se na BMW. Eram de origem nalguns M3.
Por acaso as barras estabilizadoras notam-se MUITO mais k a x-brace, mas são mais caras (uns 300 euros em peças: barras, links, etc).
Barra frente:
- E36 sedan original: 24mm
- E36 sedan sport package: 25,5mm (uns 120euros)
Barra trás:
- E36 sedan original: 18mm
- E36 M3: 20mm (uns 100euros)
A da frente do M3 é de 23mm, por isso em vez de melhorar ainda ía piorar.
Links (convem mudar, devem tar velhos) são uns 40euros cada 1 prá frente, e uns 15 euros cada 1 pra tás. São 2 em cada eixo. Depois é preciso umas borrachinhas, 2 pra cada barra, a uns 4 euros cada borrachinha.
Não piora o conforto, e desde k se tenham bons pneus, fica com um comportamento espectacular, adorna bem menos.
Atenção k isto não é reforço de chassis, é mesmo componentes de suspensão (só p evitar confusões. Os preços são aproximados, de peças novas.
Por acaso as barras estabilizadoras notam-se MUITO mais k a x-brace, mas são mais caras (uns 300 euros em peças: barras, links, etc).
Barra frente:
- E36 sedan original: 24mm
- E36 sedan sport package: 25,5mm (uns 120euros)
Barra trás:
- E36 sedan original: 18mm
- E36 M3: 20mm (uns 100euros)
A da frente do M3 é de 23mm, por isso em vez de melhorar ainda ía piorar.
Links (convem mudar, devem tar velhos) são uns 40euros cada 1 prá frente, e uns 15 euros cada 1 pra tás. São 2 em cada eixo. Depois é preciso umas borrachinhas, 2 pra cada barra, a uns 4 euros cada borrachinha.
Não piora o conforto, e desde k se tenham bons pneus, fica com um comportamento espectacular, adorna bem menos.
Atenção k isto não é reforço de chassis, é mesmo componentes de suspensão (só p evitar confusões. Os preços são aproximados, de peças novas.
- metale
- Membro Gold
- Mensagens: 2459
- Registado: 12 mai 2005, 12:17
- O meu Carro:: 318tds '95
- Localização: Santarém
No seguimento do assunto das barras estabilizadoras, estive a estudar (ainda mais) o assunto e tenho novidades.
Normalmente, aumentado só a grossura da barra da frente, estamos a provocar sub-viragem. Pois parece k nos E36 isso não é bem assim...
Eu bem achava estranho o sport package do E36 só trazer upgrade da barra da frente!
Parece k na geometria da suspensão frontal dos E36, as limitações de camber, etc, ao aumentarmos um bocado a grossura da barra estabilizadora frontal (ex: da stock de 24mm para a sport package de 25,5mm) estamos na realidade a reduzir o rolamento (dah
) E a tracção nesse eixo! Parece k melhora BASTANTE o comportamento, sobretudo se o camber estiver com alguns problemas (ou seja, se rebaixaram e ele ficou mais negativo do k se queria).
Por uns 165euros, acho k esta vai ser a minha próxima mod...
Normalmente, aumentado só a grossura da barra da frente, estamos a provocar sub-viragem. Pois parece k nos E36 isso não é bem assim...
Eu bem achava estranho o sport package do E36 só trazer upgrade da barra da frente!
Parece k na geometria da suspensão frontal dos E36, as limitações de camber, etc, ao aumentarmos um bocado a grossura da barra estabilizadora frontal (ex: da stock de 24mm para a sport package de 25,5mm) estamos na realidade a reduzir o rolamento (dah
Por uns 165euros, acho k esta vai ser a minha próxima mod...



